Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um vídeo mostra a candidata da Colômbia ao título de Miss Global International 2020, Jesenia Orozco, protestando contra a presença de mulheres transgênero em concursos de beleza. As peças de desinformação que fazem essa alegação usam uma filmagem de janeiro de 2020, quando a colombiana criticou a organização do evento por supostas denúncias de fraude e por ter suspendido a premiação sem antes ter decidido uma vencedora.
A publicação enganosa acumulava ao menos mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (28). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Um vídeo em que a Miss Global Colômbia Jesenia Orozco aparece gritando para a plateia tem sido compartilhado nas redes junto de uma legenda enganosa que sugere que a modelo estaria protestando contra a presença de mulheres trans em concursos de beleza. Na gravação original, no entanto, Orozco denunciava uma suposta fraude na competição.
A filmagem foi feita em janeiro de 2020, durante o Miss Global 2019, depois que o evento foi suspenso sem anunciar uma vencedora. À época, houve denúncias de fraude e de suposto favorecimento da candidata do México. Um dia depois, a colombiana concedeu uma entrevista ao site Miami Diario e explicou que sua reclamação se dirigia ao “patrocinador mexicano que interrompeu o show”. A fala completa de Orozco no vídeo é:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos