Falso: Ministro senegalês agredido nas ruas de Paris?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

É falso que um ministro do Senegal tenha sido agredido por emigrantes senegaleses em Paris. O vídeo mostra agressões contra um músico simpatizante do atual Presidente Macky Sall.
Fact Check. Ministro senegalês agredido por conterrâneos nas ruas de Paris?

É falso que um ministro do Senegal tenha sido agredido por emigrantes senegaleses em Paris. O vídeo mostra agressões contra um músico simpatizante do atual Presidente Macky Sall.

No vídeo vê-se um homem vestido de azul a ser atacado, na rua, por um grupo de homens e mulheres. É alvo de vários golpes e acaba por ser derrubado pelos agressores, até que algumas pessoas intervêm para tentar travar a violência. O homem consegue, eventualmente, levantar-se e afastar-se do local, com as mãos visivelmente ensanguentadas. Ao longo dos quase 3 minutos de gravação é possível ouvir os agressores a gritarem várias palavras, em francês.

O vídeo acabou por ser partilhado nas redes sociais, com alegações de que o homem visado nas imagens era um ministro do Senegal que, durante uma visita a Paris, acabou por ser agredido por emigrantes senegaleses. Numa destas publicações, o autor refere que “eles [senegaleses] dizem que os governantes não podem passar férias fora do país, até o país se tornar desenvolvido”, e usa este caso para deixar um conselho aos portugueses para que “se manifestem” como este grupo fez, uma vez que “povo com atitude é assim”.

Num outro post, lê-se que este alegado “ministro foi a Paris passar férias luxuosas, enquanto o seu povo passa fome” e acabou atacado por “migrantes senegaleses”. O autor escreve ainda que este tipo de episódios vai “acontecer muito” com o que diz serem “traidores do povo”, neste caso numa alusão aos governantes do Senegal…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹