Apurado pelo site Lupa
Publicações afirmam que o ministro o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, que integra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quer anular parte das eleições dos conselheiros tutelares, que ocorreram no último domingo (1º), porque “a direita venceu em muitos lugares”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Ministro de Lula quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares: ‘vamos acionar MP [Ministério Público] e TCU [Tribunal de Contas da União]’Motivo: a direita venceu em muitos lugares’”
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania negou que queira anular parte das eleições dos conselheiros tutelares porque a “direita venceu em muitos lugares”, como dizem as publicações. Na realidade, o ministro Silvio Almeida irá acionar o Ministério Público, por meio da advocacia-Geral da União (AGU), devido a irregularidades na votação para conselheiros em três cidades específicas: Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL), conforme explica a Secretaria de Comunicação Social (Secom), em nota publicada no site da pasta…
Veja a apuração completa no site Lupa