Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Nosso Gato Chequeabot recebeu uma solicitação para verificar uma imagem que indica que o “Ministro das Finanças da Colômbia [Ricardo Bonilla] anuncia aumento no preço da gasolina” (sic). A publicação vem acompanhada de um texto onde se afirma que “o que não deixaram aumentar a ACPM, vão aumentar para gasolina e vai custar mais de 18 mil pesos” (sic).
“Esta decisão implica que o aumento inicialmente previsto para o gasóleo seja transferido para o preço da gasolina a partir do próximo dia 14 de setembro. O novo preço do galão de gasolina na Colômbia será fixado em aproximadamente 18.199 pesos”, acrescenta.
Também encontramos o conteúdo circulando no Facebook ( 1 , 2 ) e Instagram , compartilhado pela conta @denunciasciudadanascalidcc, suposto veículo de comunicação, e pela página Actualidad Zuliana Noticias, da Venezuela.
Na Colombiacheck verificamos a informação do pedido que recebemos e concluímos que é falsa. Não há indícios de aumento recente da gasolina e o MinHacienda também negou a publicação.
Recentemente circularam outras informações erradas relacionadas às tarifas de gasolina e diesel, que verificamos em nossos artigos:..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴