FALSO: Miguel Pichetto: ‘Deram aos jovens vacinas que podem reconfigurar o seu ADN’

Em 6 de março, o Auditor Geral Nacional e candidato presidencial à Assembleia Federal Republicana, Miguel Ángel Pichetto, afirmou em entrevista que as vacinas contra a COVID-19 podem “reconfigurar o DNA” e “alterar seu esquema”. Isto é falso.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Em 6 de março, o Auditor Geral Nacional e candidato presidencial à Assembleia Federal Republicana, Miguel Ángel Pichetto, afirmou em entrevista que as vacinas contra a COVID-19 podem “reconfigurar o DNA” e “alterar seu esquema”.

Isto é falso. As vacinas COVID-19, tanto de RNA mensageiro quanto baseadas em adenovírus, são seguras e não modificam o genoma humano. Checked já desmentiu diversas vezes essa afirmação, que não tem respaldo científico.

Este meio entrou em contato com o setor de imprensa de Pichetto e perguntou sobre os estudos recentes nos quais o funcionário se baseava. A resposta foram 3 reportagens que em nenhum momento tratam do assunto ou garantem o que declarou o ex-senador nacional.

No dia 6 de março, o Auditor Geral Nacional e candidato a presidente da Assembleia Federal Republicana, Miguel Ángel Pichetto, concedeu uma entrevista ao jornalista Santiago Cúneo para o meio digital Canal 22 Web. Lá ele declarou que as vacinas contra a COVID-19 podem “reconfigurar o DNA” e “alterar seu esquema”, segundo supostos estudos recentes.

“Não sei se me deram água ou se me deram veneno”, disse Pichetto. E acrescentou: “Deram-nos vacinas que tu não sabias o que te davam (…) e deram-nas também aos jovens, que podem reconfigurar o seu ADN. Agora, estudos dizem que pode até haver mudanças no projeto do DNA ” . 

No entanto, isso é falso . As vacinas COVID-19, tanto de RNA mensageiro quanto baseadas em adenovírus, não modificam o genoma humano. Checked já desmentiu diversas vezes essa afirmação, que não tem respaldo científico (veja aqui , aqui , aqui e aqui )…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷