Publicação viral alega que antigo jogador do Barcelona fez uma grande doação para ajudar as vítimas do sismo da Turquia e Síria. É falso.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Lionel Messi doou 3,5 milhões de euros para ajudar vítimas do terramoto na Turquia e na Síria?
Publicação viral alega que antigo jogador do Barcelona fez uma grande doação para ajudar as vítimas do sismo da Turquia e Síria. É falso.
“Lionel Messi doou 3,5 milhões de euros para ajudar as vítimas do terramoto na Turquia e na Síria através da sua instituição de caridade.” O anúncio é significativo e vem com uma grande mensagem de esperança. Foi publicado no passado dia 11 de fevereiro deste ano. Trata-se, no entanto, de uma publicação com informação falsa.
De facto, não seria a primeira vez que uma celebridade mundial como Messi doaria dinheiro para uma causa diretamente ligada a uma tragédia. Por exemplo, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, Cristiano Ronaldo financiou, juntamente com o seu antigo agente Jorge Mendes, duas unidades de cuidados intensivos ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, como prova um comunicado de imprensa do Serviço Nacional de Saúde.
Mesmo assim, não há qualquer prova de que Messi, jogador do Paris Saint-Germain, que também tem uma fundação em seu nome, tenha doado qualquer quantia para ajudar as vítimas do terramoto que abalou a Turquia e a Síria. No entanto, e sobre a mesma causa, o jogador argentino dou uma camisola sua. “São dias muito tristes para os milhares de crianças e para as suas famílias, que foram atingidos pelos devastadores terramotos na Turquia e Síria”, escreveu Messi na publicação em que apelava aos seus seguidores para que contribuam para ajudar as operações de resgate de possíveis sobreviventes e reconstrução dos locais afetados…