Falso: Merval Pereira não disse que STF colocou país ‘à disposição de Lula e de comunistas’

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o comentarista Merval Pereira afirmou, em participação na GloboNews, que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) puseram o Brasil à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de comunistas. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi editado de forma a suprimir um trecho que mostra que ele, na verdade, fazia referência à visão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a atuação do STF.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam dez mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (24).

Publicações nas redes têm compartilhado um trecho manipulado da edição de 13 de julho do programa Central GloboNews para fazer crer que o comentarista Merval Pereira afirmou que o STF colocou o país “à disposição do presidente Lula e de comunistas”. As peças de desinformação, no entanto, suprimem o contexto da fala de Pereira, que não explicitava seu posicionamento, mas sim fazia alusão ao discurso adotado por apoiadores de Jair Bolsonaro sobre o STF.

Naquele trecho do programa, os comentaristas debatiam uma declaração dada no dia anterior pelo ministro Luís Roberto Barroso na abertura do 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). Na ocasião, o magistrado afirmou que “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos