Publicação viral alega que jogador francês do PSG criticou extração de petróleo na Argentina. É falso.
Apurado pelo site Observador
Fact Check. Mbappé criticou Argentina depois da derrota no Mundial do Qatar?
Publicação viral alega que jogador francês do PSG criticou extração de petróleo na Argentina. É falso.
Uma publicação de Facebook do passado dia 2 de janeiro alega que o jogador Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain e internacional francês, terá criticado a extração de petróleo na Argentina. Tudo teria acontecido depois da derrota da seleção francesa no mundial de 2022, que decorreu no Qatar, diante da equipa de Leonel Messi. “Ganharam-nos por sorte, mas continuo a pensar que o futebol europeu é mais avançado que o de países sul americanos que promovem o fracking, a mineração e os agrotóxicos. Querem explorar a plataforma submarina para extraírem petróleo. Na Europa tudo isto é proibido”, teria dito o jogador francês durante uma conferência de imprensa. Trata-se. no entanto, de uma publicação falsa.
Olhando para a publicação, não se vislumbra qualquer informação que comprove o que é partilhado. Nenhum link, nenhuma fonte, nenhum artigo. A imagem é genérica e pode representar qualquer conferência de imprensa que Mbappé tenha dado em qualquer momento da sua carreira futebolística.
Numa pesquisa nas redes sociais do jogador francês e, também, nos principais jornais, não se encontra qualquer resultado semelhante à da publicação original. Ainda no mês de dezembro, por exemplo, após o final do jogo entre PSG e o Racing de Estrasburgo, Mbappé falou do facto de ter felicitado Messi. “Era importante para ele, importante para mim, mas pedi e é preciso mostrar maturidade e felicitá-lo”. Nenhum comentário foi feito sobre a suposta extração de petróleo na Argentina. De resto, e ao contrário do que a imagem que acompanha a publicação parece sugerir, o internacional francês não participou em qualquer conferência de imprensa após a final do Mundial de futebol que se disputou no Qatar.
Esta publicação já chegou a ser desmentida pelo Chequeado, fact-checker sul americano, que alegou que estamos perante informações falsas…