Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A fonte utilizada pelo presidente da Câmara não diz isso. O relatório utilizado indica, com base na análise de dados oficiais, que 18,7% dos jovens entre 18 e 24 anos que se formaram são pobres. Ou seja, 17 pontos a mais do que Menem disse.
O Presidente da Câmara dos Deputados da Nação referiu-se aos dados de um estudo do Observatório da Dívida Social Argentina da UCA, que analisa o nível de escolaridade alcançado por cada quintil da população.
Mas o trabalho que você usou como fonte não diz isso. O relatório indica, com base na análise de dados oficiais, que 18,7% dos jovens entre 18 e 24 anos que se formaram são pobres. Ou seja, 17 pontos a mais do que Menem disse.
Os especialistas consultados alertam para a dificuldade de mensurar a situação econômica dos universitários, visto que, ao receberem e gerarem renda, sua realidade pode melhorar em relação ao momento em que iniciaram os estudos.
O presidente da Câmara dos Deputados da Nação, Martín Menem (La Libertad Avanza), destacou em mensagem no X que “apenas 1% dos graduados são pobres”, referindo-se à população universitária.
-Martin Menem (@MenemMartin) 15 de outubro de 2024
Isto é falso. Dados do Observatório da Dívida Social Argentina da Universidade Católica Argentina (ODSA-UCA) mostram que 18,7% do total de jovens de 18 a 24 anos formados são pobres. Este valor é 17 pontos superior ao indicado pelo presidente da Câmara…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷