Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a ex-primeira-dama Marisa Letícia, segunda mulher de Lula, morta em 2017, tenha deixado uma herança de R$ 11 milhões, conforme afirmam publicações enganosas nas redes. Na realidade, o valor corresponde ao patrimônio do casal, e não somente dela. As peças também distorcem o fato de que Marisa Letícia recebeu joias dadas pela família real dos Emirados Árabes, mas não manteve os itens, que foram incorporados como doações ao Brasil.
O conteúdo falso acumulou centenas de curtidas e compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta terça-feira (9).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que Marisa Letícia, segunda mulher de Lula, morta em 2017, deixou R$ 11 milhões em bens como herança. Na verdade, o valor mencionado refere-se ao patrimônio do casal e inclui imóveis, aplicações financeiras, carros e outros bens acumulados por Lula e Marisa em seus 43 anos de casados.
O valor do inventário foi divulgado pela primeira vez na revista Época, em 16 de outubro de 2017, e já foi alvo de diversas publicações falsas (veja ). Desta vez, a quantia ressurge em meio ao contexto das joias que, segundo relatório da Polícia Federal, foram vendidas com o conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, as publicações também alegam que Marisa Letícia foi presenteada com joias pelo governo dos Emirados Árabes. A afirmação é verdadeira — em dezembro de 2003, a então primeira-dama recebeu joias de ouro de Fatima bint Mubarak Al Ketbi, viúva do xeque Zayed bin Sultan Nahyan…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos