Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os incêndios na Amazônia são causados por nanomísseis e irregularidades cósmicas, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação que fazem essa alegação tiram de contexto uma fala da ministra durante evento em Manaus. Na ocasião, Silva usava uma metáfora para traçar um paralelo entre as guerras e as mudanças climáticas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 330 mil visualizações no TikTok e 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (10).
Posts nas redes têm compartilhado fora de contexto um trecho da participação de Marina Silva no TEDxAmazônia em 3 de novembro para alegar que a ministra atribuiu os atuais incêndios que atingem a Amazônia a nanomísseis lançados na atmosfera e irregularidades cósmicas. Na cena difundida pelas peças de desinformação, Silva usava uma metáfora para fazer uma comparação entre as guerras e as mudanças climáticas, e não as queimadas no bioma, provocadas principalmente pela ação humana.
Apesar de o vídeo da palestra não estar mais disponível ao público no canal oficial do TEDxAmazônia, Aos Fatos obteve a gravação completa com a organização do evento. A filmagem mostra que, momentos antes do trecho destacado pelas peças de desinformação, Marina avisa que fará uma metáfora entre conflitos armados e mudanças climáticas. Ela então diz que há uma guerra também no meio ambiente e usa o lançamento de nanomísseis na atmosfera como metáfora para a poluição (veja abaixo):..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos