Falso: Marcola citado por Lula em live é seu assessor, não líder do PCC

Apurado pelo site Aos Fatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se referia a Marcos Williams Herbas Camacho, líder da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), quando disse que tinha que “aturar o Marcola” em transmissão ao vivo nas redes. Em live semanal gravada na última terça-feira (19), Lula mencionava o sociólogo Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe do gabinete pessoal do presidente da República.

O vídeo acompanhado do contexto enganoso acumulava centenas de curtidas no Instagram e 2.500 compartilhamentos no X até a tarde desta sexta-feira (22). A publicação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Um trecho da live semanal de Lula tem circulado nas redes fora de contexto para sugerir que o presidente se referia a Marcos Willians Herbas Camacho, líder do PCC, quando questionou: “você pensa que é fácil aturar o Marcola?”. Na ocasião, no entanto, o petista fazia referência ao sociólogo Marco Aurélio Santana Ribeiro, também conhecido como Marcola, chefe do gabinete pessoal do presidente da República.

A declaração foi dada na última terça-feira (19) durante a live semanal Conversa com o Presidente. Em determinado ponto da transmissão (veja abaixo), Lula faz uma brincadeira ao mencionar diversas pessoas que trabalham com ele no governo…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos