Falso: Mapa que mostra vitória da extrema-direita na França é antigo e não prova fraude na eleição deste domingo

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um mapa de distribuição de votos prova que a extrema-direita, e não a esquerda, venceu as eleições para o Parlamento francês no último domingo (7). As peças de desinformação omitem que a visualização mostra os resultados do pleito para o Parlamento europeu, ocorrido em junho. A apuração dos votos do último final de semana atestou a vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular.

As peças de desinformação acumulam milhares de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook até a tarde desta segunda-feira (8).

Usuários têm compartilhado de forma enganosa um mapa dos círculos eleitorais franceses para sugerir que o partido de extrema-direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen, teria vencido a disputa para o Parlamento francês no último domingo (7). A imagem, no entanto, mostra o resultado da eleição para outra instituição, o Parlamento Europeu, ocorrida em 9 de junho.

Quem saiu vencedora no último final de semana foi a coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que conseguiu 182 cadeiras na Assembleia Nacional. O Reunião Nacional ficou em terceiro, com 143, atrás ainda do Juntos, grupo do atual presidente Emmanuel Macron, que conseguiu 168 vagas.

Diferentemente do mapa compartilhado nas redes, a distribuição de votos pelos círculos eleitorais foi muito mais diversificada no pleito de domingo (veja gráfico abaixo)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos