Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O orçamento atual aumentou 2,2% (sem considerar a inflação) em relação ao orçamento inicial de 2024, que é uma extensão do de 2023. O governo nacional anunciou, mas ainda não oficializou, um aumento de 70% apenas para despesas operacionais. O que foi anunciado aplica-se apenas a uma rubrica do orçamento total.
O orçamento actual das universidades nacionais é de pouco mais de 1,4 mil milhões de dólares, o que representa um aumento sem contar a inflação de 2,2% face ao orçamento inicial de 2024, que é uma extensão do de 2023.
O governo nacional anunciou, mas ainda não oficializou, um aumento de 70% nas despesas operacionais das universidades.
No entanto, este aumento – caso se concretize – não implica um aumento de 70% no orçamento universitário, uma vez que o que foi anunciado apenas se aplica a uma rubrica do número total.
O porta-voz presidencial Manuel Adorni (LLA) foi consultado em uma de suas conferências sobre o orçamento das universidades nacionais a partir de declaração do deputado nacional (UCR) e vice-reitor da Universidade de Buenos Aires (UBA), Emiliano Yacobitti, que apontou a situação orçamentária crítica da instituição. “Reajustamos cerca de 70% do orçamento, portanto não sei em que Yacobitti se baseia”, respondeu Adorni .
A frase é falsa . O orçamento de 2024 é uma extensão do que foi executado em 2023. Com as alterações orçamentais efectuadas até agora, o orçamento actual aumentou 2,2% em termos nominais (ou seja, sem considerar a inflação ocorrida nesta altura)…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷