Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
A desinformação que mostra uma mulher com um colar de bomba voltou a circular nas redes sociais para garantir que a guerrilha foi a responsável pelo acontecimento ocorrido em maio de 2000 e que deixou duas pessoas mortas.
Nesta ocasião, é uma nopublicação Isto, no que diz respeito à actual guerra na Faixa de Gaza, que deixou mais de 13.000 mortos, principalmente devido aos bombardeamentos indiscriminados de Israel.
“ISSO NÃO ESTÁ EM GAZA, os terroristas do Hamas nunca ousaram fazer tanto, para quem não sabe e para quem não se lembra, os guerrilheiros das FARC, ELN, M19 sequestraram pessoas, colocaram estes colares de bombas neles, se escapassem eles detonaram a bomba, ela detonou matando sua vítima e outras pessoas” (sic), diz o tweet feito em 11 de novembro de 2023 às 8h13
A publicação foi feita para _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ espalhar, principalmente, desinformação contra o governo de Gustavo Petro, que pertenceu ao M-19 em sua juventude. Até setembro de 2022, ele tinha outro nome de usuário, @moralistasco, com o qual também foi verificado na matéria “ É falso que este vídeo seja de agentes da Marinha em oposição ao governo Petro ”…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴