Falso: Mãe de Trump não entrou ilegalmente nos Estados Unidos

Apurado pelo site UOL Confere

Não é verdade que Mary Anne MacLeod Trump, a mãe do presidente dos EUA, Donald Trump, tenha entrado nos Estados Unidos de maneira ilegal em 1930. Registros da época mostram que ela entrou no país vindo da Escócia com visto de imigrante para obter residência permanente. Na época, três irmãs de Anne MacLeod já viviam no país.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

A publicação usa uma foto da mãe de Donald Trump, Mary Anne MacLeod Trump, jovem com a seguinte legenda: “Mary Anne MacLeod (1912-2000), mãe de Donald Trump, nasceu em Lewis (Escócia) e entrou ILEGALMENTE nos EUA em 1930, onde conheceu Fred Trump e casaram em 1936”.

Por que é falso

Boato foi desmentido em 2017. O site de verificação dos EUA, Snopes, publicou uma checagem sobre o tema em janeiro de 2017 (leia aqui, em inglês). Na época, Donald Trump tomava posse como presidente em seu primeiro mandato. A verificação concluiu que “nenhuma evidência sugere que a mãe de Donald Trump tenha violado leis de imigração antes de sua naturalização em 1942”. Neste período, a matéria destaca, ela fez diversas viagens internacionais e pôde entrar e sair dos EUA.

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 7,6 mil curtidas…

Veja a apuração completa no site UOL Confere