Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que o presidente Lula tenha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), como afirma vídeo enganoso nas redes sociais. O presidente teve uma hemorragia no cérebro em decorrência de um acidente doméstico.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Em um vídeo, um homem mostra matérias publicadas nos portais de notícias Poder 360 e Veja sobre a cirurgia a que o presidente Lula foi submetido às pressas nesta terça-feira (10). Ele usa um título enganoso para o vídeo ao afirmar que o presidente teve um “derrame”, termo atribuído ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em diversos momentos da gravação, o homem reafirma a alegação enganosa de que o presidente teria sofrido um “derrame”.
Por que é distorcido
O que é um AVC? O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando há morte de células do cérebro pela interrupção do fluxo sanguíneo dentro do vaso, ou seja, quando há um entupimento. Nesse caso é chamado de AVC isquêmico. Já quando acontece o rompimento de um vaso sanguíneo ou artéria do cérebro é chamado de AVC hemorrágico (aqui), este tipo costuma ser mais agressivo.
O AVC acontece no cérebro, enquanto a hemorragia de Lula foi “em cima” dele. “Derrame é a isquemia ou o infarto de uma área do cérebro. Já o presidente teve um hematoma subdural [entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio]. É como uma luva empurrando e comprimindo o cérebro”, explicou Wuilker Knoner Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, ao Viva Bem…
Veja a apuração completa no site UOL Confere