FALSO: Lula paga a artistas deslocações para ver Beyoncé?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Uma publicação afirma que o governo brasileiro irá pagar a vários artistas as deslocações para assistir ao concerto de Beyoncé em New Jersey, em homenagem ao falecido ator Paulo Gustavo. É falso.
Fact Check. Governo de Lula gasta 4 milhões de euros em viagens e bilhetes para concerto da Beyoncé para homenagear artista brasileiro?

Uma publicação afirma que o governo brasileiro irá pagar a vários artistas as deslocações para assistir ao concerto de Beyoncé em New Jersey, em homenagem ao falecido ator Paulo Gustavo. É falso.

Uma publicação no Facebook afirma que o governo de Lula da Silva irá pagar integralmente as deslocações para que vários artistas brasileiros possam comparecer no concerto de Beyoncé, em New Jersey, marcado para o próximo dia 29 de julho. A publicação adianta que, até agora, já foram gastos 20 milhões de reais (cerca de 3,8 milhões de euros). Segundo a partilha, tudo faz parte de uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu o ano passado por complicações devido à Covid-19. O conteúdo é falso.

Tudo parte de uma informação falsa que terá origem na emissora brasileira Jovem Pan. Na publicação, é possível visualizar um excerto de um dos programas de entretenimento do canal onde o apresentador revela “o exclusivo”. O apresentador do Morning Show da Jovem Pan começa por explicar que a Beyoncé fará um concerto no dia 29 de julho, nos Estados Unidos, e que “mais de 3o artistas embarcando para New Jersey para homenagear Paulo Gustavo”, um fã incondicional da cantora americana.

O ator brasileiro, que morreu em 2021, aos 42 anos, vítima de complicações devido à Covid-19, e que dá nome a uma lei do Ministério da Cultura brasileiro que visa cobrir emergências do setor provocadas pela pandemia. Segundo o vídeo da emissora, mais de “20 milhões” já foram gastos em “voos em primeira classe, hospedagem em hotéis de 5 estrelas, alimentação e caché”. A publicação refere ainda que esta quantia está a ser gasta ao abrigo da lei Paulo Gustavo…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹