Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Lula (PT) foi impedido de aparecer na foto oficial da Cúpula do G7, ocorrida na semana passada na Itália. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um vídeo editado do momento em que líderes mundiais se reuniram para o registro oficial do evento. A imagem divulgada pelo grupo mostra o petista ao lado de outros chefes de Estado.
As publicações falsas acumulavam 1.100 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (18). O vídeo também registra milhares de visualizações no Kwai e no TikTok e circula ainda no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo editado para alegar que o presidente Lula foi convidado a se retirar da foto oficial com líderes da Cúpula do G7, que aconteceu na Itália entre os dias 13 e 15 de junho. No registro original do evento, identificado pelo Aos Fatos por meio de busca reversa, é possível perceber que o presidente não foi impedido de se juntar aos outros líderes.Lula aparece no canto direito da foto oficial da cúpula, ao lado do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres (veja abaixo).
Foto oficial. O presidente Lula aparece no registro do G7 ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres (Reprodução/G7 Italy)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos