Apurado pelo site UOL Confere
São enganosos dois vídeos que associam imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um áudio com gritos de “vergonha” e “ladrão”. Ambos os conteúdos foram editados e circulam com áudio diferente do original. Em uma das gravações, o presidente participa da abertura da feira Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Houve protesto, mas do lado de fora do evento, diferentemente do que sugere o vídeo editado. Na outra filmagem, Lula visita o polo automotivo de Goiana, em Pernambuco, ocasião em que o presidente foi ovacionado por funcionários, sem registros de manifestações agressivas.
Conteúdo investigado: Dois vídeos de ocasiões diferentes com o mesmo áudio, em que pessoas gritam “vergonha” e “ladrão”. No primeiro, Lula está em um grupo com outras autoridades em frente a um banner em que está escrito “Agricultura familiar e inovação”. No outro, o presidente aparece em um veículo, transitando dentro de uma fábrica de automóveis enquanto é aplaudido e filmado por funcionários.
O tuíte com o primeiro vídeo cita de forma irônica: “Lula sendo homenageado em feira do Agro na Bahia”. Já o segundo vídeo compartilhado leva a seguinte legenda: “O ladrão sendo recepcionado magnificamente ontem na fábrica da Jeep. Merecido e a cara de merda é impagável?”…