Falso: Lula não disse que é proibido fazer críticas a ele e ao PT

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante discurso no Foro de São Paulo, na quinta-feira (29), que não vai aceitar que façam críticas a ele ou ao PT. Na fala completa, o petista explicou que todos podem apontar erros, mas que ele preferiria que aliados falassem de maneira privada, já que na visão dele críticas públicas alimentam a extrema-direita.

A fala editada com o intuito de desinformar acumula ao menos 90 mil curtidas no Instagram e 5.000 compartilhamentos no Facebook até o início da tarde desta segunda-feira (3). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações têm compartilhado um trecho editado do discurso do presidente Lula na abertura do Foro de São Paulo para sugerir que ele teria dito que não vai aceitar críticas de ninguém, inclusive aliados e militantes da esquerda. Na fala original, no entanto, o petista defende exatamente o contrário: que ninguém está proibido de criticar a gestão dele ou o partido.

Conforme pode ser verificado no vídeo acima, Lula disse:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos