FALSO: Lula não anunciou que implantará pulseira para imunizados contra Covid-19

Peça gráfica circula pelas redes sociais como se tivesse sido divulgada pelo governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pulseira permitiria acesso a locais exclusivos para pessoas imunizadas contra a Covid-19. É falso. O dispositivo não foi anunciado pelo gabinete de transição e, na verdade, é criação de um médico norte-americano.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma peça gráfica supostamente divulgada pelo governo de transição de Lula (PT) que anuncia a implementação de uma “pulseira cidadã”. De acordo com a imagem, o item teria um QR Code para permitir o acesso a locais exclusivos para pessoas imunizadas contra a Covid-19. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Olhem que absurdo essa tal pulseira cidadã que o ladrão [Lula] quer colocar no governo dele caso tome posse.

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há qualquer menção ao anúncio da chamada “pulseira cidadã” na imprensa, tampouco no site oficial do gabinete de transição de Lula. Além disso, o bracelete que aparece na imagem que viralizou é, na verdade, uma criação do médico norte-americano Tashof Bernton…

Veja a apuração completa no site Lupa