Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vai instituir o piso salarial aos enfermeiros e que profissionais descontentes poderão ser substituídos com a criação do programa “Mais Enfermeiros”. Além de já ter anunciado publicamente seu compromisso com o piso da categoria, Lula nunca fez qualquer menção a um suposto programa no molde do Mais Médicos voltado a profissionais da enfermagem. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da Presidência classificou as alegações que circulam nas redes como mentirosas.
O vídeo desinformativo acumula ao menos 6.600 compartilhamentos no Facebook e 50 mil visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (28).
Em vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher mente ao afirmar que Lula anunciou que não vai instituir o piso salarial da enfermagem e que pode criar o programa “Mais Enfermeiros” para substituir profissionais descontentes com as atuais condições de trabalho. Além de nenhuma informação semelhante ter sido publicada por veículos de imprensa ou órgãos do governo, a assessoria do presidente classificou as alegações como enganosas.
Em discurso no dia 14 de fevereiro, Lula se comprometeu em instituir o piso, sancionado por Jair Bolsonaro em agosto do ano passado e suspenso pelo STF desde setembro. “Mas pode ficar certo que eu terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e os enfermeiros no Brasil e dizer: ‘Tá resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria’”, disse o petista em evento de relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Santo Amaro (BA)…