Postagem no Instagram tira de contexto imagens das câmeras de segurança do palácio
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: que imagens das câmeras de segurança do Planalto mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em Brasília em 8 de janeiro e que mentiu sobre estar em Araraquara (SP).
O Estadão investigou e concluiu que: é enganoso. Lula de fato visitou Araraquara, mas à tarde: ele embarcou às 14h para a cidade do interior paulista para verificar estragos causados por fortes chuvas na região. O que as câmeras do Planalto mostram é o presidente vistoriando o palácio já danificado depois da invasão, às 21h26.
Saiba mais: Como mostra esta reportagem do Estadão, durante o dia 8, Lula foi fotografado em Araraquara. O presidente fez um pronunciamento no final da tarde, após ser informado sobre os atos de vandalismo nas sedes do Congresso Nacional, STF e Planalto. Na ocasião, ele afirmou estar convencido de que os atos terroristas foram financiados por empresários defensores de um golpe do Estado. Durante o mesmo pronunciamento, Lula assinou um decreto que autorizava uma intervenção federal na segurança pública em Brasília até o dia 31 de janeiro…