FALSO: Lula e Paes não foram vaiados em estádio durante jogo do Vasco

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foram vaiados no estádio São Januário durante o jogo do Vasco na segunda-feira (27). Além de o presidente ter cumprido agenda em Brasília nesta data, o vídeo que circula nas redes com a alegação enganosa é antigo: foi gravado em 27 de outubro do ano passado, durante a partida entre o time carioca e o Sampaio Corrêa. Nem Paes e nem Lula estiveram no estádio na ocasião.

Posts com a alegação enganosa acumulam 80 mil curtidas no Instagram e 1.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (1º). O conteúdo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.

Um vídeo de outubro do ano passado em que torcedores gritam palavras de ordem contra o presidente Lula tem circulado nas redes para afirmar que o petista e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram vaiados ao comparecerem ao estádio de São Januário na segunda-feira (27), na capital fluminense. Além da gravação ser antiga, Lula cumpria agenda em Brasília no dia 27. O mandatário também não estava presente no estádio na data em que o vídeo foi gravado.

A agenda oficial da Presidência mostra que Lula teve uma série de compromissos em Brasília na última segunda. Além de se reunir com ministros, secretários e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o presidente participou da cerimônia de Mobilização Nacional pela Vacinação, em Guará (DF). A última visita do presidente ao Rio de Janeiro foi em 6 de fevereiro para a posse do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante (PT)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos