Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Lula (PT) devolveu apenas nove dos 568 presentes que recebeu de chefes de Estado em seus dois primeiros mandatos. As peças de desinformação omitem que o petista foi obrigado a devolver, na realidade, 434 objetos, sendo que apenas 11 não foram localizados. Para compensar os itens faltantes, Lula pagou cerca de R$ 11 mil à União.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (12).
Posts nas redes têm distorcido uma reportagem do Poder 360 para fazer crer que o presidente Lula devolveu apenas nove dos 568 presentes que recebeu de chefes de Estado em seus dois primeiros mandatos. As peças de desinformação omitem que os dados, referentes a 2016, são anteriores à mudança de entendimento do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre objetos recebidos em viagens oficiais.
Em setembro daquele ano, o tribunal determinou que todos os presentes deveriam ser incorporados ao patrimônio da União, à exceção de itens de natureza personalíssima, como medalhas, ou de consumo direto, como perfumes.
Após a mudança, o TCU solicitou que Lula devolvesse itens recebidos em seus mandatos. Confira abaixo a cronologia do caso:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos