Falso: Lula desinforma sobre investimento da indústria automobilística e relação com o Congresso em entrevista à CBN

Apurado pelo site Aos Fatos

Em sua primeira entrevista exclusiva a um veículo de imprensa desde março, o presidente Lula (PT) desinformou sobre temas ligados à pauta econômica e à relação do governo com o Congresso. Para inflar o impacto de um anúncio de investimentos do setor automobilístico, por exemplo, o petista alegou que a indústria não aplicava recursos no país há ao menos 40 anos — o que é falso.

O presidente também repetiu na entrevista a alegação enganosa de que a articulação com o Legislativo tem garantido a aprovação de todas as pautas do governo e que o valor gasto pelo governo Bolsonaro com o “orçamento secreto” em 2020 era equivalente à cifra destinada a investimentos.

Veja abaixo o que checamos:

Para exaltar o anúncio da indústria automotiva de que serão investidos R$ 125 bilhões até 2032 no país, Lula desinforma ao dizer que o setor não aplicava recursos no Brasil há quatro décadas. A declaração é FALSA, porque omite que montadoras inauguraram diversas fábricas ao longo dos últimos anos:

Os relatórios anuais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) também desmentem a fala de Lula: entre 2022 e 2016, a indústria de autopeças investiu cerca de R$ 8,4 bilhões…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos