Falso: Lista não mostra votos de deputados do PL a favor da ‘taxa da blusinha’

Apurado pelo site Aos Fatos

Uma lista difundida por publicações nas redes, que mostra votos de deputados do PL, não se refere à votação na Câmara que aprovou a “taxa das blusinhas” — alíquota de 20% de imposto de importação federal para compras de até US$ 50. A votação foi simbólica e, portanto, não gerou uma lista nominal de votos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, além de milhares de visualizações no X até a tarde desta sexta-feira (2).

É falso que uma lista de votos de deputados do PL, difundida por posts nas redes, retrata a posição deles aprovando a “taxa das blusinhas”. A votação foi simbólica, o que significa que não há como gerar a lista de como cada deputado votou. Há apenas o registro eletrônico do voto, que é facultativo e feito pelo próprio parlamentar.

A chamada “taxa das blusinhas”, que propõe alíquota de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, foi incluída no como um jabuti — quando um projeto de lei é alterado para incluir temas que não necessariamente têm com o cerne da discussão — no projeto de lei do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação). O projeto foi inicialmente aprovado na Câmara no dia 28 de maio deste ano.

No total, somente 21 deputados registraram voto contrário ao projeto, sendo sete do PL:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos