Falso: Lista de ‘frequentadores da ilha’ de Jeffrey Epstein que associa celebridades a tráfico sexual é falsa

Apurado pelo site Aos Fatos

É falsa a lista de supostos “frequentadores da ilha” do empresário americano Jeffrey Epstein (1953-2019) que tem sido compartilhada nas redes e associa nomes como o ex-presidente americano Barack Obama, a cantora Beyoncé e a apresentadora Oprah Winfrey à exploração sexual de menores. A maioria das pessoas citadas pelas peças de desinformação sequer aparece nos documentos liberados na última quarta-feira (4). Além disso, nem todas as personalidades citadas foram, necessariamente, acusadas de envolvimento com tráfico sexual.

A falsa lista tem viralizado principalmente no X, onde acumula mais de 3.000 compartilhamentos, e no TikTok, onde foi visualizada mais de 50 mil vezes até a tarde desta quinta-feira (4).

Desde que os primeiros documentos judiciais envolvendo Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de exploração sexual de menores, foram revelados na última quarta-feira (3) a pedido da Justiça americana, falsas listas têm circulado nas redes para acusar personalidades de envolvimento com o crime. Uma delas, que tem viralizado nas redes brasileiras, cita nomes como Obama, Beyoncé e Oprah, além de outros artistas e políticos. A maioria dos citados, no entanto, não aparece nos documentos oficiais.

Até o momento, a Justiça americana retirou o sigilo de 943 páginas relacionadas ao processo da ex-namorada de Epstein, Ghislaine Maxwell. Ela e o bilionário são acusados de comandar uma rede de tráfico sexual de menores. Os crimes teriam sido cometidos nas propriedades de Epstein, incluindo uma ilha particular no Caribe…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos