Circula nas redes a foto de um jovem do MST com a informação de que ele seria o homem que destruiu o relógio trazido por Dom João VI ao Brasil em 1808, durante a invasão ao Palácio do Planalto. É falso. Homem que destruiu a peça não foi identificado oficialmente. A assessoria do MST desmentiu que o invasor e o jovem sejam a mesma pessoa.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp uma publicação dizendo que o homem que destruiu o relógio dado de presente a Dom João VI, em 1808, durante os atos golpistas no dia 8 de janeiro em Brasília, seria integrante do Movimento Sem Terra (MST).
A foto mostra o criminoso que foi flagrado quebrando a peça rara e também outra imagem de um homem com a camiseta do MST, sugerindo que se trata da mesma pessoa. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“O bandido que quebrou o relógio de Dom João 6° trazido ao Brazil em 1808”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que foi flagrado quebrando o relógio raro dado de presente a Dom João VI, em 1808, não é a mesma pessoa que aparece usando a camiseta do MST. Em nota, a assessoria de imprensa do movimento desmentiu que o invasor do Palácio do Planalto e o jovem sejam a mesma pessoa. ..