Falso: Jornal Nacional não veiculou editorial celebrando 200 dias sem Bolsonaro na Presidência

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos celebraram os 200 dias sem Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República na edição de 20 de julho do Jornal Nacional, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação é um trecho de um editorial do telejornal que foi ao ar em maio de 2021, quando o país atingiu a marca de 500 mil mortes pela Covid-19.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 6.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26).

Posts nas redes enganam ao difundir um trecho de um editorial sobre a pandemia de Covid-19 veiculado em 2021 no Jornal Nacional como se fosse recente e mostrasse uma comemoração dos 200 dias sem Bolsonaro na Presidência da República. No dia 19 de maio daquele ano, quando o Brasil atingiu a marca de 500 mil mortos pelo Sars-CoV-2, William Bonner e Renata Vasconcellos leram texto que homenageava as vítimas e criticava o governo do então presidente Bolsonaro por erros na gestão da crise sanitária.

As publicações enganosas suprimem o primeiro trecho do editorial, lido por William Bonner, que faz menção à data em que o país registrou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos