Falso: Jornal Nacional não noticiou que EUA aplicarão sanções contra o Brasil caso Bolsonaro seja preso

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o Jornal Nacional noticiou que os Estados Unidos ameaçaram aplicar sanções econômicas contra o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja preso. As peças de desinformação que circulam nas redes usam um vídeo manipulado por inteligência artificial que imita a voz da apresentadora Renata Vasconcellos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (17).

Publicações nas redes têm compartilhado uma deepfake da apresentadora Renata Vasconcellos para alegar que o Jornal Nacional teria noticiado que os Estados Unidos ameaçaram retaliar o Brasil caso Bolsonaro seja preso.

Aos Fatos analisou as imagens e constatou que o movimento dos lábios da apresentadora é pouco natural e apresenta distorções comuns a vídeos manipulados por IA (veja abaixo). A voz de Vasconcellos também possui tom artificial.

Em pesquisa no acervo da Globo, a reportagem também não encontrou nenhuma notícia veiculada pelo Jornal Nacional que relacionasse a prisão de Bolsonaro à aplicação de sanções contra o Brasil. A informação também não foi publicada por outros portais de notícias brasileiros e internacionais.

No dia 26 de março, Bolsonaro e outros sete integrantes de seu governo se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado em sessão conduzida pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Ainda não há data prevista para o julgamento da ação penal…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos