Apurado pelo site Reuters
O enviado climático dos EUA, John Kerry, não disse que fazendas, agricultores ou agricultura deveriam ser abolidos durante comentários em uma cúpula climática em maio, como sugerido em postagens de mídia social que recircularam uma manchete de artigo enganosa alegando que Kerry disse que os agricultores americanos deveriam ser extintos.
Em 10 de maio, o último dia da cúpula, Kerry disse que cortar as emissões de gases de efeito estufa na agricultura era necessário para combater a mudança climática, informou a Reuters na época .
Alguns representantes republicanos da Câmara pediram ao presidente dos EUA, Joe Biden, que denunciasse os comentários de Kerry na cúpula, de acordo com reportagens , .
No entanto, não há registro de Kerry ter feito uma declaração sugerindo que os agricultores deveriam ser eliminados e um porta-voz do Departamento de Estado disse que a afirmação é falsa.
A Reuters já abordou caracterizações enganosas dos comentários de Kerry sobre a redução das emissões da agricultura na Missão de Inovação Agrícola (AIM) para a Cúpula do Clima, realizada em Washington de 8 a 10 de maio (aqui), …
Veja a apuração completa no site Reuters