Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação sugere que Biden esteve na coroação de Carlos III e que o momento foi embaraçoso. Mas o Presidente norte-americano não foi à cerimónia, tal como acontece desde a independência dos EUA.
Fact Check. Joe Biden esteve em Londres para participar na cerimónia de coroação de Carlos III?
Publicação sugere que Biden esteve na coroação de Carlos III e que o momento foi embaraçoso. Mas o Presidente norte-americano não foi à cerimónia, tal como acontece desde a independência dos EUA.
Carlos III foi coroado no início de maio e, a propósito desta cerimónia, começaram a surgir nas redes sociais publicações que sugeriam a presença de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, na cidade de Londres no dia 6 de maio, o que não é verdade. Numa das partilhas feitas no Facebook, um utilizador escreveu um longo texto em que criticava a presença do Presidente norte-americano em Londres.
“A escravidão sempre será imposta por aqueles que têm sede de poder e, neste momento atual, está a ser imposta a toda a humanidade por uma elite que faz parte de um consórcio de líderes de ideologias totalitárias (…)”, começa por apontar, acrescentando que, “para conseguir alcançar o seu intento, povo escravizado, chegam a colocar no poder figuras bizarras e até dementes, como o ladrão mor no Brasil e Biden nos Estados Unidos”. Depois é então feita uma referência à presença do Presidente norte-americano em Londres: “Na coroação de Carlos III, outra bizarrice, Biden deu-nos uma amostra de tudo isso. Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, passa vergonha durante a coroação do Rei Carlos III.”
Mas nesta publicação são apontados como verdadeiros dois factos que, verificados, não o são. Primeiro, o Presidente norte-americano não esteve em Londres para a coroação de Carlos III. Aliás, desde que os Estados Unidos proclamaram a independência do domínio britânico, em 1776, nenhum Presidente norte-americano participou nas cerimónias de coroação de um monarca britânico. A última cerimónia foi a de Isabel II, em 1953, e Dwight D. Eisenhower, que assumia as funções presidenciais nessa altura, também não se deslocou a Londres, apesar do convite. Este ano não foi diferente e, em representação da delegação norte-americana, a Casa Branca enviou Jill Biden, mulher de Joe Biden…