Falso: Javier Milei, no debate para o segundo turno de 2023: ‘Na luta contra o narcotráfico não há um único policial preso (em Rosário)’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Segundo dados da Promotoria do Narcocrime, pelo menos 3 policiais foram condenados à prisão no contexto de casos de tráfico de drogas no Departamento de Rosário em 2021.
Segundo dados da Promotoria do Narcocrime, pelo menos 3 policiais foram condenados à prisão no contexto de casos de tráfico de drogas no Departamento de Rosário em 2021. 

Segundo o relatório de gestão da Agência de Controle Policial da província de Santa Fé, em 2022 foram apresentadas 754 denúncias contra policiais, a maioria por tráfico de drogas.

Também nas províncias de Neuquén, Salta, Corrientes e Cidade de Buenos Aires, 10 agentes das forças provinciais e federais foram condenados em casos de tráfico de drogas nos últimos 4 anos.

No debate do segundo turno de 2023, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), o candidato presidencial de La Libertad Avanza, Javier Milei, disse: “Na luta contra o narcotráfico ( em Rosário) há não há “um único policial preso”.

De acordo com o método Check , a sentença é falsa. Segundo os dados disponíveis da Procuradoria do Narcocrime ( Procunar ) e da Agência de Controle Policial da província de Santa Fé, existem policiais condenados com penas de prisão por tráfico de drogas no Departamento de Rosário (Santa Fé) e em outras províncias argentinas . 

Segundo relatório da Procuradoria do Narcocrime (Procunar) de Santa Fé, em março de 2021 o Tribunal Oral Federal nº 3 de Rosário condenou Alejandro Druetta , policial que se tornou chefe do Departamento de Drogas Perigosas de Santa Fé, a 10 anos de prisão. Rosário , “por considerá-lo chefe de uma associação ilícita destinada a cometer diversas manobras criminosas ligadas principalmente ao tráfico ilícito de entorpecentes”. No mesmo caso, o policial Juan Delmastro foi condenado a 7 anos de prisão pelo mesmo crime …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷