Falso: Javier Milei: ‘Na última semana, a inflação de alimentos e bebidas foi de 0%’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Os dados a que o Presidente se referiu correspondem a uma única semana de junho e foram publicados pela consultora Econometrica. Entretanto, outras empresas de consultoria reportaram um número superior para a mesma semana, enquanto a maioria concorda que em Junho a taxa de inflação será superior à de Maio.
Os dados acima mencionados coincidem com um relatório da consultora Econometrica que indica que na terceira semana de junho não se registaram alterações nos preços dos alimentos e bebidas. Porém, o mesmo relatório projeta que esta rubrica aumente 2,4% no mês. 

Outras consultorias reportaram um número superior para essa mesma semana, enquanto a maioria concorda que durante o mês de junho a taxa de inflação será superior à registada em maio (4,2%). 

Os dados divulgados pelo INDEC não são compostos apenas pelos preços de alimentos e bebidas, mas também incluem outros 11 itens. Especialistas apontam ainda que as informações de uma semana não são representativas.

O Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , garantiu durante a cerimónia de entrega de prémios do Instituto Liberal da República Checa no Palácio Žofín em Praga que “na última semana, a inflação de alimentos e bebidas foi de 0%.

 

Isto é enganoso . Os dados a que o Presidente se referiu correspondem a uma única semana de junho e foram publicados pela consultora Econometrica (dirigida pelo economista Ramiro Castiñeira). Entretanto, outras consultoras reportaram um número superior para essa mesma semana, enquanto a maioria concorda que durante o mês de Junho a taxa de inflação geral será superior à registada em Maio (4,2%) …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷