A base de dados Maddison, a única série histórica com dados anteriores a 1900, estabelece que a Argentina passou do 13º ao 30º lugar desde o início do século até 2018 (últimos dados disponíveis) de um total de 45 países. Ou seja, a Argentina registrou queda de 17 posições e não de 140. Além disso, o deputado nacional cometeu erros metodológicos.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A base de dados Maddison, a única série histórica com dados anteriores a 1900, estabelece que a Argentina passou do 13º ao 30º lugar desde o início do século até 2018 (últimos dados disponíveis) de um total de 45 países. Ou seja, a Argentina registrou queda de 17 posições e não de 140.
Se for considerada a base ampliada (já que atualmente conta com dados de 169 países), a Argentina ocupa o 64º lugar, também distante do que foi apontado pelo representante nacional. Tampouco se observa uma queda dessa magnitude se olharmos os dados do Banco Mundial.
Além disso, o candidato presidencial utilizou o câmbio paralelo para seus cálculos, o que é considerado um erro metodológico pelos especialistas ouvidos por Chequeado , que recomendaram tomar como referência a medida PPC.
O deputado nacional pela Cidade de Buenos Aires e pré-candidato a presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza), concedeu entrevista ao programa “Sólo Una Vuelta Más”, do canal Todo Noticias (TN), em o que assegurou: “ A Argentina começou o século XX sendo o país mais rico do mundo , mas hoje está na posição 140 no câmbio paralelo ”.
Isso é falso . Segundo a base de dados Maddison , a série de dados históricos mais confiável sobre o desenvolvimento econômico e a única com dados anteriores a 1900, a Argentina iniciou o século XX em 13º lugar entre 45 países pesquisados (segundo o PIB per capita medido em Paridade do Poder de Compra – PPA -) e não na primeira, como disse o deputado…