Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a primeira-dama, Rosângela da Silva, assumirá o comando do Executivo enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiver se recuperando de uma cirurgia que deve ocorrer no fim do mês. Além de a assessoria do petista ter negado a alegação, a Constituição não prevê que o cargo e as atribuições do presidente possam ser assumidos por pessoas que não integram a linha sucessória, composta na seguinte ordem: vice-presidente, presidente da Câmara, presidente do Senado e presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).
Publicações com a alegação enganosa acumulavam dezenas de milhares de visualizações no TikTok e ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook. O conteúdo circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que Janja irá assumir o cargo e as atribuições de Lula enquanto o petista estiver se recuperando de uma cirurgia no quadril marcada para o dia 29 de setembro. De acordo com a assessoria de imprensa do presidente, Lula irá despachar do Palácio do Alvorada e, caso seja necessário, será substituído pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Vale lembrar que a Constituição prevê que, em caso de doença ou viagem, quem assume a Presidência é o vice. Também compõem a linha sucessória presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Senado e presidente do STF. A primeira-dama, portanto, não pode assumir as responsabilidades do chefe do Executivo federal…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos