Falso: INSABI não marca consultas para ‘dose de reforço’

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Através do VerifiChat do El Sabueso , os usuários perguntaram se é verdade que o Instituto de Bem-estar e Saúde ( INSABI ) entra em contato com as pessoas para agendar “a dose de reforço”, fato que teria sido usado para cometer fraudes e “hackear o whatsapp”. mas é desinformação.

As autoridades de Saúde confirmaram ao El Sabueso que a mensagem é falsa e que o extinto  INSABI não contacta as pessoas para agendar a aplicação da vacina COVID . Além disso, essa desinformação já foi desmentida desde 2021. 

Quanto à possível prática de crimes, a Polícia Cibernética não tem relatórios sobre este caso, no entanto,  recomendou apenas responder a mensagens oficiais das autoridades de Saúde e ignorar este tipo de mensagens e chamadas para evitar fraudes . 

Esta mensagem circulou no Facebook e no X, anteriormente chamado de Twitter. As publicações replicam uma mensagem que menciona: “CUIDADO Acabei de ser chamado pelo INSABI (Saúde), para supostamente agendar a dose de reforço. Eles tinham todas as minhas informações: correio, endereço, telefone, etc, etc. Depois pedem-me para lhes dar um código que me enviaram por SMS a confirmar a marcação (claro que é para hackear o WhatsApp) (sic)”.

Pode lhe interessar: É falso que AMLO nomeou um novo diretor da PEMEX

Em 29 de maio de 2023, o Diário Oficial da Federação ( DOF ) publicou o acordo pelo qual o INSABI desapareceu e os trabalhos do instituto foram retomados pelo IMSS-BIENESTAR …

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽