Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes um vídeo que supostamente mostra fogo atingindo o prédio da bilbioteca Alcazar, em Marselha, na França. Segundo a legenda do post, o incêndio foi provocado por manifestantes. É falso. As imagens são, na verdade, de um incêndio que ocorreu no Edifício Central dos Correios em Manila, nas Filipinas, em maio de 2023
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra fogo atingindo o prédio da bilbioteca Alcazar, em Marselha, na França. Segundo a legenda que acompanha a publicação, o incêndio foi provocado por manifestantes. Outros posts afirmam ainda que o ataque se deu por causa de “imigrantes terroristas protegidos por ONGs socialistas”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
França Os “manifestantes” destruíram a maior biblioteca da França com fogo. A Biblioteca Alcazar em Marselha incluía um arquivo de um milhão de documentos raros e históricos.
As imagens compartilhadas nas redes são, na verdade, de um incêndio que ocorreu no Edifício Central dos Correios em Manila, nas Filipinas, em maio de 2023. A biblioteca Alcazar foi vandalizada durante recentes manifestações na França, mas o prédio não foi incendiado, como sugere a publicação falsa…
Veja a apuração completa no site Lupa