Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um compilado de imagens que circula nas redes mostra filiados ao PT presos por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As fotos descontextualizadas, que buscam reforçar a teoria conspiratória de que o vandalismo às sedes dos Três Poderes foi causado por eleitores de esquerda infiltrados, retratam, na realidade, pessoas detidas pela polícia de El Salvador em 2022.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 60 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (15). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Uma galeria de imagens de pessoas detidas pela polícia de El Salvador tem circulado nas redes brasileiras como se mostrasse eleitores do PT presos por participação no 8 de Janeiro no Brasil. De acordo com as peças de desinformação, os indivíduos que aparecem nas fotos teriam atuado como infiltrados da esquerda para praticar vandalismo durante os atos golpistas.
Os registros usados no compilado foram extraídos de publicações feitas pelo perfil oficial da Polícia Civil de El Salvador e por páginas de notícias locais. As 33 pessoas retratadas foram presas por crimes diversos ao longo de 2022 — antes, portanto, dos ataques às sedes dos Três Poderes no Brasil…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos