Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Uma postagem recente no Instagram perpetua a teoria da conspiração desmascarada de que “armas de energia direta” foram usadas para iniciar intencionalmente incêndios florestais recentes no Havaí.
Aparecendo diante de uma imagem de carros queimados em uma rua em Lahaina, Maui, um homem em um vídeo compartilhado em 17 de agosto no Instagram sugere que, como as portas dos carros estão fechadas, é “prova de que uma arma de energia direta foi usada” e seus passageiros foram mortos antes que pudessem fugir.
Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
As armas de energia dirigida são reais e utilizam energia disparada à velocidade da luz: pense em lasers de alta energia e armas de micro-ondas de alta potência que utilizam energia eletromagnética concentrada. Países incluindo os Estados Unidos têm pesquisado o uso destas armas, mas já verificamos os factos e classificamos falsas alegações de que “o Havai está a ser atacado por armas de energia directa”…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸