Falso: Igreja em Massachusetts não pegou fogo ‘horas depois’ do sermão que aparece neste vídeo

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No dia 25 de julho, a cantora cristã Daniela Galeano publicou um vídeo no Twitter que acumula 23.542 ‘curtidas’, acompanhado da seguinte mensagem: “ 🤔 O que você acha disso? 🔥QUEIMA EM CHAMA- Uma igreja celebra o mês LGBTQ🏳️‍🌈 um dos pastores da igreja horas antes do incêndio fez este sermão… ”(sic).

Na filmagem, o cantor e compositor explica: “ Esta igreja foi atingida por um raio e depois pegou fogo. Mas isso não é o pior; Eu quero que você ouça o que um dos pastores desta igreja diz”. Depois de acrescentar trechos de um sermão paroquial, Galeano conclui: “Obviamente, esta é uma tragédia que nunca desejaríamos a ninguém, mas a palavra de Deus é verdadeira e não pode ser ridicularizada. Não podemos tirar as coisas do contexto e enganar as pessoas .”

Descobrimos que o sermão do qual foram retirados os apartes do vídeo não ocorreu “ horas antes ” do incêndio, mas semanas atrás. A história de que a referida igreja “ comemora o mês LGBTQ ” foi desmentida por diversos meios e, por fim, os fragmentos do sermão foram retirados do contexto. Por esses motivos, classificamos as informações do post como falsas.

Na última sexta-feira, 2 de junho , um incêndio destruiu a Primeira Igreja Congregacional Unida em Spencer, cidade do estado de Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos. A hipótese mais forte dos pesquisadores é que o incêndio foi causado por um raio.

O pastor interino desta sede religiosa, o reverendo Bruce McLeod , é de fato quem profere o discurso que aparece recortado na publicação de Galeano. No entanto, no site do templo encontramos a transmissão do serviço do qual os fragmentos foram extraídos e verifica-se que este foi realizado no último domingo, 14 de maio, 18 dias antes do incêndio e não ” horas antes “, como afirma a publicação…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴