Falso: Ignore o gráfico falso da ‘Nação’ alegando que os aliados do presidente queniano Ruto pediram ao presidente da assembleia nacional para ‘provar sua lealdade’

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMINDO: Parece haver uma campanha de desinformação sustentada visando o presidente da assembleia nacional Moses Wetang’ula. Este gráfico alega que ele foi solicitado a tomar várias medidas para provar sua lealdade ao presidente, incluindo a fusão de seu partido com o partido governante UDA. Mas o gráfico é falso e deve ser ignorado.

Tem o logotipo do site de notícias queniano Nation Africa , o que sugere que eles o publicaram. 

O gráfico também apresenta duas imagens: uma do presidente da assembleia nacional do Quênia, Moses Wetang’ula , e a outra do legislador Oscar Sudi .

Também houve relatos de que Ruto queria que os partidos que formaram o Kenya Kwanza se fundissem com o partido governante United Democratic Alliance . O Kenya Kwanza é uma aliança política liderada por Ruto. Ele derrotou a coalizão Azimio la Umoja-One Kenya , liderada pelo líder da oposição queniana Raila Odinga, nas eleições de agosto de 2022.

O Congresso Nacional Amani , um partido liderado por Musalia Mudavadi antes de sua nomeação como secretário de gabinete para assuntos estrangeiros e da diáspora, já aprovou a fusão…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦