Falso: Ignore o gráfico falso da ‘Citizen TV’, alegando que os protestos custaram ao Quénia KSh900 mil milhões em 30 dias

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um gráfico supostamente da plataforma de notícias Citizen Digital afirma que o Quénia perdeu 900 mil milhões de KSh (6,9 mil milhões de dólares) em apenas 30 dias devido a protestos. É falso.

O gráfico , datado de 20 de julho de 2024, diz : “Em apenas 30 dias, a economia do Quénia perdeu Shs.900 mil milhões devido aos protestos da Geração Z. Isto significa que a economia perdeu Shs.30 mil milhões todos os dias ou Shs.1 mil milhões por hora.”

O gráfico circulante inclui o logótipo e a marca da Citizen Digital , a plataforma online da maior emissora do Quénia, sugerindo que o meio de comunicação o publicou.

O gráfico começou a circular em Julho, enquanto os quenianos se preparavam para a manifestação que ameaçava ocupar o aeroporto principal como parte das áreas planeadas no dia 23 de Julho.

Desde 18 de Junho de 2024, os quenianos têm realizado consistentemente manifestações semanais para protestar contra a má governação, a corrupção e a má gestão de fundos públicos por parte de funcionários governamentais. Os protestos causaram dezenas de mortes e perda de receitas para as empresas…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦