Falso: Ignore o gráfico falso alegando que a empresa ligada ao ex-‘superministro’ queniano Matiang’i estava envolvida na tentativa de assassinato do ex-presidente do Zimbábue Mugabe em 2002

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMINDO: Uma empresa ligada ao ex-secretário do gabinete do interior do Quênia, Fred Matiang’i, estava envolvida em uma tentativa de assassinato do ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe. Isso é de acordo com um gráfico que está ganhando força nas mídias sociais. Mas é falso.

O gráfico mostra uma foto do antigo secretário do gabinete de administração nacional e interior do Quênia, Fred Matiang’i. Ele também apresenta o logotipo do Kenyans.co.ke , um canal de notícias digital, o que implica que foi publicado por eles.

Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, morreu em 6 de setembro de 2019. Em 2002, o principal líder da oposição do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, foi acusado de conspirar para assassinar Mugabe.

A Voice of America relatou na época que o governo de Mugabe alegou que Tsvangirai havia se encontrado com membros de um grupo de consultoria política canadense no ano anterior para organizar o assassinato.

O gráfico vem uma semana depois que a mídia queniana relatou que Matiang’i havia contratado uma empresa canadense para ajudá-lo a obter apoio internacional antes das eleições gerais do país em 2027. No entanto, ele não declarou publicamente seu interesse em concorrer à presidência…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦