Post diz que homem que aparece sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, do STF, durante atos de 8 de janeiro, é um infiltrado. É falso. O golpista na cadeira é o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, de Penápolis (SP). Na foto com Moraes está o ativista Raull Santiago, do Rio de Janeiro (RJ).
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo indicando que o homem que aparece sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos golpistas de 8 janeiro em Brasília (DF), seria um infiltrado. Para sustentar essa tese, a gravação mostra fotos do homem com o próprio Moraes e outras personalidades políticas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Infiltrado que sentou na cadeira do Alexandre de Moraes no STF em 8 de janeiro
A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que aparece sentado na cadeira de Alexandre de Moraes durante a depredação do prédio do STF é o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, de Penápolis (SP). Já o homem que posou para fotos com Moraes e outras personalidades políticas é o empreendedor social e ativista Raull Santiago, do Rio de Janeiro (RJ).
Fábio Alexandre de Oliveira foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira (17), durante a oitava fase da Operação Lesa Pátria, que busca participantes da depredação na capital federal em 8 de janeiro. De acordo com o portal G1, o mecânico foi detido em Penápolis. Em 15 de janeiro, ele já havia sido identificado pelo programa Fantástico, da TV Globo, como sendo o homem da gravação…