Falso: Homem que mente sobre reforma tributária em vídeo não é CEO da JBS

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o homem que aparece em vídeo classificando a reforma tributária atualmente em tramitação no Congresso como uma “revolução comunista” seja Gilberto Tomazoni, CEO da JBS e ex-CEO da Seara. Apesar de não ter conseguido identificar o autor da gravação, que aparece de boné e óculos escuros, Aos Fatos constatou que ele não é o executivo por meio de uma análise comparativa de voz e traços faciais.

A peça de desinformação tem sido compartilhada principalmente no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima). O conteúdo também acumula centenas de compartilhamentos no Facebook.

Não é Gilberto Tomazoni, atual CEO da JBS, o homem que classifica a reforma tributária aprovada no Senado no início de novembro como uma “revolução comunista”. Apesar de Aos Fatos não ter identificado o autor da publicação ou a gravação original, uma análise das características faciais e da voz dos dois homens permite afirmar que se trata de pessoas diferentes.

Ao comparar a gravação que circula nas redes com entrevistas recentes de Tomazoni (veja abaixo) é possível verificar, por exemplo:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos