Apurado pelo site UOL Confere
É falso que um homem que aparece em um vídeo sem camisa fazendo gestos ofensivos seja o ex-ministro José Dirceu (PT), como afirmam posts nas redes sociais.
As imagens, usadas nas publicações desinformativas, foram gravadas perto do Maracanã, em 3 de novembro. A assessoria de imprensa do político afirma que ele estava em São Paulo na ocasião.
Um vídeo mostra um homem sem camisa e de bermuda na sacada de um prédio. Em seguida, ele mostra o dedo médio das duas mãos e, logo após, segura as partes íntimas por cima da roupa com uma das mãos. Na sequência, faz gestos. A câmera então passa a gravar a calçada, onde muitas pessoas vestem a camisa do Atlético Mineiro.
A legenda da publicação diz: “Esse é o cara o cidadão de bem inocente e honrado que os ??? do stf limpou a vida dele. Que lindo a galera vai a residência do ex presidiário Zé Dirceu cantar uma seresta e ele retribui com abraços e beijos,esse sim a esquerda quer votar para Presidente em 2026, afinal é disso que a jumentada quer””o governo do amor””.”
Vídeo foi gravado no Rio, mas Dirceu estava em SP. Em nota ao UOL Confere, a assessoria do político disse que “A pessoa que aparece no vídeo em questão não é o ex-ministro José Dirceu”, que estava em São Paulo na data da gravação.
Imagens foram gravadas em 3 de novembro. O vídeo original foi feita pelo rapper Djonga e compartilhado nos Stories do Instagram, como se pode ver no canto superior direito. Segundo a assessoria do artista, as imagens são de 3 de novembro, quando o Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 0 (aqui, ). “Isso foi na frente do Maracanã. As pessoas não foram até o prédio… o prédio fica nas imediações do estádio, na área designada à entrada da torcida visitante. Então, na verdade, essa pessoa estava ali ofendendo gratuitamente a torcida visitante”, afirmou…
Veja a apuração completa no site UOL Confere