FALSO: Homem que aparece em vídeo com Flávio Dino não é ‘terrorista’ de Brasília

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública comemorando o resultado das eleições de 2022 ao lado de um homem que usa uma blusa verde. Publicações afirmam que seria George Washington Sousa, investigado por montar uma bomba em Brasília. É falso. O homem ao lado de Dino é Carlos Brandão, governador do Maranhão.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comemorando o resultado das eleições de 2022 ao lado de um homem que usa uma blusa verde com o número 13. De acordo com a publicação, esse homem seria George Washington Sousa, investigado por terrorismo após montar uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília (DF). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

No Maranhão durante apuração dos votosHomem bomba preso em Brasília dança ao lado do Ministro da Justiça [Flávio Dino]”

A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que aparece ao lado de Flávio Dino é o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). No vídeo, eles comemoravam o resultado do 2º turno das eleições que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não há relação com George Washington Sousa, preso em dezembro e investigado por terrorismo.

Uma foto do dia do pleito, publicada pelo perfil de Brandão no Twitter em 30 de dezembro, mostra governador e ministro utilizando as mesmas roupas do vídeo que circula nas redes sociais…

Veja a apuração completa no site Lupa